Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010

Ducati Multistrada 1200S já no Brasil

 

Quatro em um

 

O grande destaque do Salão da Motocicleta é a Ducati Multistrada 1200, uma moto muito versátil

 

Em uma época na qual a indústria procura especificidade, a Ducati surpreende com a chegada no Brasil do modelo Multistrada 1200, capaz de atender o uso na estrada, na cidade, nas curvas e até em estradas de terra. Pelo menos é o que promete!

 


 

Tudo graças a eletrônica! O belíssimo painel exibe um display com algumas informações de set-up do sistema eletrônico. O piloto pode escolher quatro programas que determinam a característica do motor: sport, touring, urban e enduro. Para cada situação o gerenciamento eletrônico determina limites de potência, aceleração, controle de tração e freios ABS (a versão Sport). Além disso, esta moto é oferecida em três versões: básica, sport e touring.

 


 

O motor é o tradicional dois cilindros em L, com 1.198 cc, arrefecido a líquido e com o sistema de comando de válvulas desmodrômico que dispensa molas. Este engenho desenvolve 150 cavalos a 9.250 rpm e o impressionante torque de 12,1 kgf.m a 7.000 rpm.

 

Ela chama atenção pelo estilo absolutamente original. Como todas as motos da Ducati, o quadro é de treliça tubular de aço e isso já é marca registrada da marca. O motor fica bem exposto e o toque de esportividade é garantido pelas duas ponteiras de escapamento curtas e pelo monobraço da suspensão traseira. Alguns visitantes do Salão da Motocicleta criticaram o sistema de transmissão por corrente, alegando que deveria ser cardã como na BMW e na nova Yamaha Superténéré, mas foi fundamental manter o baixo peso (189 kg seco) para facilitar o uso no fora-de-estrada.

 


 

Interessante observar o compromisso entre a esportividade e a versatilidade. Os pneus foram feitos especialmente para este modelo (Pirelli Scorpion Trail), porque têm desenho on-off road, mas são com medidas esportivas – 110/70-17 na frente e 190/55-17 atrás. Outra característica típica esportiva são os freios, com dois discos dianteiros de grande diâmetro (320 mm) e pinças radiais. Já a suspensão tem cursos mais longos, com 170 mm na dianteira e traseira. Além do banco largo, espaçoso e em dois níveis. Na versão Touring é oferecido um kit de malas laterais.

 

Vista de frente o estilo é bem moderno e agressivo, com o duplo farol, entradas de ar e pára-lama formando praticamente o desenho de uma ave de rapina. Além de muito bonita, esta Ducati traz novidades curiosas como um sensor que trava o guidão quando o dono se afasta da moto. A regulagem da suspensão é eletrônica e pode ser feita pelos comandos do painel.

 


 

Já está à venda no Brasil, com cerca de 60 unidades já embarcadas. O preço anunciado era por volta de R$ 70.000 para a versão básica.

 

Ficha Técnica

PREÇO: R$ 70.000 (aproximado) ORIGEM: Itália

MOTOR: dois cilindros em L, 8V, 1198,4cc, alimentado por injeção eletrônica, arrefecido a líquido. Potência máxima de 150 cv (a 9.250 rpm) e torque de 12,1 kgfm (a 7.000rpm)

TRANSMISSÃO: Câmbio de seis marchas. Secundária por corrente

SUSPENSÃO: Dianteira com garfos invertidos e traseira monoamortecida

FREIOS: Dianteiro a duplo disco e traseiro a disco

PNEUS: Dianteiro 120/70-17 e traseiro 190/55-17

DIMENSÕES: 2.190 mm de comprimento, 735 mm de largura, 1.165 mm de altura e 1.480 mm de entre-eixos

PESO: 220 kg

TANQUE: 21 litros

 

 

 

publicado por motite às 14:42
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10 comentários:
De Hemengardo a 8 de Novembro de 2010 às 23:20
Tite, não quero ser impertinente, nem tão pouco lembrar alguns chatos da época do motonline rs mas acontece que você sabe como é, quero saber a sua opinião, é meu amigo é o peso da corôa.

Quando você puder escrever alguma coisa sobre a Teneré 250cc e se puder traçar um paralelo com a Lander e XRE seria incrível

Abraço grande.

ps. não sei se éra o melhor lugar pra escrever sobre isso.
De motite a 14 de Novembro de 2010 às 23:31
Eu não pilotei a Tenere 250 ainda (e acho que nem vou pilotar) por isso não posso opinar.

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