Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009

Quero Ser Fora da Lei

(Até na publicidade incentivam o uso de película escura)

 

Amigo leitor, quero ser fora-da-lei. Quero falar no celular enquanto dirijo. Quero estuprar minha secretária gostosa dentro do carro em praça pública. Quero fazer um seqüestro relâmpago e ficar rodando com a vítima por vários caixas eletrônicos sem ninguém perceber. Quero também tirar meleca do nariz no trânsito e quero jogar meu carro em cima dos pedestres quando estiver passando no farol fechado.


Pra fazer tudo isso sem ser incomodado só preciso mandar colar a película escura com 5% de transparência nos vidros do meu carro. Pelo menos essa é a receita que os motoristas brasileiros estão usando largamente, desde que trouxeram esse produto pro mercado.

A película solar, conhecida popularmente como insulfime, nasceu para ser usada em construção civil, sobretudo nos países de clima quente, para refratar parte da luz do sol nas grandes áreas envidraçadas. Logo depois começou a ser usada em veículos com o mesmo propósito de reduzir a temperatura interna. Até que chegou no Brasil...


Ah, Brasil, esse país onde tudo é ao contrário! Aqui a película logo virou sinônimo de privacidade e segurança. Num país no qual a segurança pública é apenas um nome no papel para gerar burocracia, cada um cuida do próprio umbigo, mesmo que isso signifique detonar umbigos alheios. Nessa filosofia do “Deus criou a vida pra que cada um cuide da sua”, moradores fazem lombadas por conta própria, instalam guaritas na calçada impedindo a passagem de pedestre e abusam da película solar mais escura possível, mesmo que naquela coisa abstrata chamada Lei o mínimo permitido seja 75% de transparência.


Vejamos os argumentos a favor da película escura mais usados pelos defensores dessa praga:


1)    Reduz a insolação e aumenta o conforto térmico. É a ÚNICA argumentação válida. Mesmo assim, o ar-condicionado serve justamente pra isso.


2)    Aumenta a segurança, sobretudo de mulheres, porque o meliante não pode ver se o motorista é masculino ou feminino. Totalmente inválida, esfarrapada e comprovadamente falsa. Recentemente a Rede Globo flagrou uma cena típica paulistana: durante um engarrafamento quatro mulheres sofreram saques em um arrastão relâmpago. TODAS (100% da amostragem) estavam em carros com vidros “filmados”, que não impediram os trombadinhas de quebrarem os vidros e levarem as bolsas. Portanto, essa teoria é falaciosa, porque bandido é fora-da-lei, mas não é burro e ele olha através do pára-brisa, que não pode (ou não deveria) receber a tal película.

 

(quem está dentro não quer aparecer)

 

3)    Aumenta a privacidade, quem está fora não vê quem está dentro do carro. Conversinha mole da pior espécie. A menos que sejamos uma população de loucos insanos, baba-ovos de celebridades essa teoria não pode ser levada a sério. Bom, numa cultura que celebra ex-Big Brother como “nossos heróis”, sou obrigado a concordar que é melhor ficar escondido. Mas espera aí: o sonho de toda baranga e lavador de carro não é virar celebridade? Então pra quê se esconder justamente quando alcança o objetivo? E para derrubar de vez essa teoria recorro à Rede Globo para comprovar que isso é uma grande bobagem. Naquele triste episódio no Rio de Janeiro no qual um policial atirou no carro errado e acertou uma criança, um alto-patente da poliça declarou que o policial se confundiu porque “o carro tinha insulfilme e não pôde ver os ocupantes”. Ok, nem todo mundo vai morrer baleado por causa da película, mas da mesma forma que um lado da poliça defende a película como “proteção”, outra parte já declarou que o filme dificulta a avaliação do policial, que não consegue identificar quem está dentro do carro. Inclusive os bandidos preferem roubar carros filmados por dificultar a identificação dos ocupantes. O mesmo motivo leva os bandidos a escolherem carros filmados para executar seqüestros relâmpagos, afinal podem passear à vontade com a arma apontada pra cabeça da vítima porque ninguém está vendo mesmo! Afinal: aonde está essa segurança defendida pelos usuários de película?

Para finalizar, associada à outra praga do trânsito, o telefone celular, a película permite que motoristas falem livremente, quando, onde e quanto quiser, enquanto dirigem porque nenhum agente fiscalizador será capaz de perceber, já que está tudo escuro mesmo.


Além de toda essa exposição de motivos, a redução da transparência, sobretudo à noite dificulta demais a visão de quem está dirigindo. Ainda mais com uma população de motoristas que confunde lanterna com farol baixo. Ninguém é capaz de provar cientificamente que a película não reduz a acuidade visual. É inimaginável aceitar que essa praga continue aumentando sem que nenhum administrador público perceba o real risco que representa.


Para piorar, as fábricas agora estão usando película escura nas fotos de promoção de seus carros! Peugeot e Renault só publicam fotos de publicidade com carros “filmados”. Recentemente no lançamento do VW Fox segunda geração, durante a festa de apresentação, eu cutuquei o meu amigo Bob Sharp e comentei “repare que todos os carros estão com película, é a fábrica incentivando o errado”. Seria o equivalente à Honda veicular anúncio na TV com os motociclistas todos sem capacete!


Quer saber do pior? Se você, amigo leitor motociclista, for parado em uma blitz policial usando um capacete com viseira escura, levarás uma multa de mais de R$ 500,00, acrescida da apreensão da carteira de motociclista/motorista. Acredita? E quem pode falar em Justiça num país deste???

publicado por motite às 15:59
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Wilson Franco a 6 de Novembro de 2009 às 20:18
Só acrescentando que essa multa só rola se a viseira tiver sido peliculada ou, se escura de fábrica, estiver sendo usada no período noturno.

A película tem sua importância quando evita que o braço do camarada fique bronzeado...mas esse papel a película autorizada cumpre bem, não precisa mesmo ser a tal da "G5".

De Rafael a 6 de Novembro de 2009 às 21:02
Pois é,

Que eu saiba, a multa com viseiras escuras só seria aplicada quando utilizada à noite. Mas num país onde nada funciona 100%, é bom ter cuidado...
De Wagner a 7 de Novembro de 2009 às 00:36
Meu carro é como dizem aqui em SP "lacrado".
50% na frente e o restante G20
Estou ensaiando pra tirar faz tempo, como faço pouco uso do carro ainda não tirei, mas foi muita burrice quando eu mesmo mandei colocar. Fica horrivel a noite, principalmente com chuva. Sobre segurança um dia comecei a pensar a respeito, e cheguei a mesma conclusão, de que bandidos iriam preferir andar em um carro "lacrado" para não serem descobertos facilmente.
Bom, a dias ensaiando...mas amanhã ele não escapa, voltarão os vidros verdes...e insulfilm nunca mais...
De Sonia a 7 de Novembro de 2009 às 17:05
Moro no RJ e todos os dias 2 ou 3 carros oficiais passam pela minha rua por volta das 18 hrs com motociclistas da PM interrompendo o trânsito, já caótico por conta do rush. Fico revoltada com essa cena por 2 motivos : o primeiro é o fato dos carros usarem um insulfilm totalmente escuro. Afinal se é proibido porque os carros deles têm ?? Eu não uso insulfim escuro porque não gosto mas eles deveriam ser os primeiros a dar o exemplo.
O segundo motivo da minha revolta é a maneira como eles "empurram" os motociclistas... já vi situações de motoristas/pilotos quase perderem a direção por conta da chegada abrupta dos policiais...
Total inversão de valores.....
De Fernanda Copertino a 9 de Novembro de 2009 às 11:10
Uso a película permitida por lei e os motivos são: 1)Diminui sim o sol queimando no braço e na cara do meu filho. 2) Acho legal. Não coloco a mais escura pela multa mesmo. Mas esse papo todo achei filosofia demais. Afinal, os foras da lei estão sujeito a penalidade e pronto. Eu faço a minha parte e apesar de ser pequena é a minha obrigação. Não tem que ficar olhando pra grama verde mais bonita do vizinho não.
bjs
De Tiago (Foz) a 9 de Novembro de 2009 às 11:59
Eu tenho a película autorizada por lei no meu carro, e aqui em Foz é impossível ficar sem. O Sol daqui parece ser mais forte, acho que o buraco da camada de ozônio é maior aqui... Dá vontade de mandar colocar película nos braços, pernas e pescoço, pra poder andar de moto a vontade...

Pior são os libaneses (TODOS com carros com placas do Paraguai), que além de usar a película mais escura possível, são completamente alheios à nossa lei. É incrível! E quando businamos pelo fato de estarem parados em uma avenida movimentada simplesmente para bater um papinho com um outro turco lazarento, os imbessís ficam bravos e fazem ameaças!

Acredito eu ser essa a pior cidade do mundo para se viver...
De Vinicius Vedovatto a 9 de Novembro de 2009 às 13:41
Eu tenho pelicula no meu carro e vou colocar no parabrisa.
Acho que esteticamente fica muito melhor, é mais confortável andar em carro com pelicula.
Quando peguei o carro da minha mãe na autorizada ele estava sem pelicula, me senti meio pelado.
De Diego :- a 9 de Novembro de 2009 às 19:42
Bom, meu carro tem película sim.
Mas pelos motivos de diminuir o calor e a intensidade do sol.

O Párabrisas não tem nada de película, só aquela tarja azul de fábrica.

Quanto a questão de segurança, só mesmo caso um vidro quebre não voar um monte de cacos contra meu rosto, ou de algum outro ocupante do carro. (Já tenho algumas marcas no corpo por conta disso)

Porque se o párabrisas não tem película, o carro fica claro por dentro e dá pra ver facilmente tanto de dentro pra fora, quanto de fora pra dentro.

Abraços!
De Paulo Ricardo a 11 de Novembro de 2009 às 18:31
só pra acrescentar...

tem uma resolulção do contran, ou do detran, não lembro, que permite a película no vidro da frente... que inclusive só ando com ela no porta-luvas

(obviamente as claras)

No carro de casa tem em TODOS vidros.. Pela estética e pelo sol
De Vitor a 13 de Novembro de 2009 às 15:54
Eu sou a favor da película desde que siga a lei, inclusive no parabrisa. Conforme o Tite mencionou na matéria, é possível que os bandidos vejam através da película, tanto que a reportagem da Rede Bobo mostrou que algumas mulheres foram assaltadas mesmo com película. Se o bandido pode ver através da película a polícia também consegue ver o sequestrador apontando a arma para a vítima no sequestro relâmpago ou o cidadão falando ao celular enquanto dirige. Ou bandido enxerga melhor que a polícia?
De motite a 23 de Novembro de 2009 às 20:17
Vítor, o ladrão não vê nada, ele primeiro estoura o vidro e depois olha pra dentro!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 13 seguidores

.Procura aqui

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Prazer em encolher: Ducat...

. Linha 2018 Honda chega co...

. Vide Versinha

. Comprei um capacete!

. Indian Motorcycle comemor...

. É uma BMW! Teste da BMW G...

. Parque de diversões, um d...

. Salão da esperança

. Os dias eram assados. Com...

. 10 dicas (mais uma) para ...

.arquivos

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds