Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2009

BMW F 800 GS - FIM!

 

(Feita para viajar... muito! Foto: Tite)

 

Comentar que uma BMW é confortável é inútil porque elas são feitas para dar a volta ao mundo. Pilotar uma BMW é tão gostoso quanto nadar pelado. É uma das poucas fábricas que pensa naquele apêndice chamado garupa de forma ergonômica e respeitável. Se alguém duvidar do conforto é só perguntar ao ator Ewan McGregor que rodou metade do mundo em um documentário para a TV com a 800.
 
(Banco para duas pessoas, de fato. Foto: Tite)
 
Tive a oportunidade de rodar com esta BMW nas mais variadas condições de piso, tempo e velocidade. Dá para certificar que é toda feita para ser 100% desfrutável inclusive com duas pessoas. A suspensão traseira é muito fácil de regular para se adaptar ao tipo de piso e carga. Basta colocar as malas laterais, o bauleto, instalar o GPS e se sentir o próprio “McGregor around the world”.
 
(Regulagem do amortecedor traseiro de fácil acesso. Foto: Tite)
 
Tecnologia
Como tudo que envolve a marca alemã, essa moto também tem sua dose de sofisticação tecnológica. Além dos freios ABS, toda alimentação é controlada por uma série de sensores que medem emissão de gases, rotação, temperatura etc etc e mandam apenas um tiquinho de nada de gasolina para o motor. Por isso é tão econômica, chegando a 20 km/litro.
 
O motor de dois cilindros paralelos tem um sistema de bieleta que reduz muito a vibração primária, sem roubar muita potência. É o mesmo sistema presente em motos italianas mais antigas, mas que caiu em desuso até a BMW resgatar por ser mais leve e permitir que o motor tenha perdas menores de rotação do que os tradicionais contra-pesos no girabrequim.
 
Ao contrário da versão “on” batizada de F650 (mesmo sendo 800), a suspensão dianteira da GS é por bengalas invertidas reguláveis. Outra diferença vital é que a versão on-off tem dois discos de freio na dianteira, enquanto a versão “on” tem apenas um.
 
(Freio dianteiro disco duplo só na versão GS. Foto: Tite)
 
Desculpe se estou sendo repetitivo, mas depois de tanto tempo sem citar essa moto vale a pena fazer um “cenas dos últimos capítulos”. Por exemplo, já comentei sobre as concorrentes? Não?
 
Bom, a KTM 990 Adventure também tem freio ABS, motorzão V2 e tanque de gasolina imenso. Quanto às japonesas, Honda Varadero e Suzuki V-Strom, ambas não podem ser chamadas de big-trail porque as rodas dianteiras de 19” classificam-nas muito mais como on do que off road.
 
Analisando os preços (pela tabela Fipe), a mais cara é a KTM e a mais barata é a Suzuki DL 1000. BMW e Honda tem preços quase iguais. Pelo o que oferece e pela amplitude de uso, eu ficaria mesmo com a BMW, pode parecer mais cara na aquisição, porém o seguro das motos alemãs é mais baixo do que o das japonesas. Quanto à manutenção, assistência técnica e pontos de venda, a BMW está alguns km atrás das japonesas, mas ainda na frente da austríaca KTM. Cá pra nós, difícil imaginar uma Be-eme com defeito!
 
No meu caso especial, a manutenção se limita às pastilhas de freio (que gasto demais), pneus e relação. Justamente as peças que tem cotações semelhantes para os quatro modelos. Aliás, só que tem Suzuki sabe o quanto dói na hora da manutenção...
 
Último conselho: quem quiser adquirir a Be-eme dê uma boa olhada na lista de opcionais. Alguns são efetivamente funcionais e importantes, como protetor de cárter, ou o cavalete central. Aliás, para não ficar só na rasgação de seda: QUEM FOI O CRIMINOSO QUE DESENHOU ESSE CAVALETE??? Toda moto BMW tem alguma coisa que não orna. Parece proposital, tipo o desenhista-chefe manda:
 
- Olha, temos de desenvolver UM componente feio e mal acabado para que a BMW não seja perfeita!
 
(Alguém pode me dizer porque um cavalete tão feio? Foto: Tite)
 
Por isso alguns modelos tem escapamento feio de dar dó. Mas nada se compara ao cavalete central dessa F 800 GS. Nem o serralheiro aqui do bairro faria coisa mais feia! Realmente, só compensa pela extrema utilidade, sobretudo em viagens longas. Mas moto é que nem CD de música, nem sempre a gente gosta de todas as faixas, mas compra mesmo assim!
 
(Faróis assimétricos, estranhos mas eficientes. Foto: Tite)
 
Preços, cores e opcionais: www.bmw.com.br
Preços: http://www.fipe.org.br/web/index.asp?v=m&aspx=/web/indices/veiculos/default.aspx
 
FIM!  

 

publicado por motite às 17:39
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De mathx a 7 de Janeiro de 2009 às 18:07
Pô, não conhecia esse filme do Ewan McGregor. Alguém aí sabe se encontra no Brasil ou tem que importar?
De Orlando a 7 de Janeiro de 2009 às 19:05
Mathx, o Ewan McGregor é daqueles apaixonados por motos. Além dessa viagem, ele assina a personalização de uma Tirumph Bonneville edição comemorativa (é a cor de cobre que aparece no link). http://74.125.47.132/search?q=cache:mEN767G_EFkJ:www.triumph.co.uk/uk/News_9304.aspx+triumph+motorcycles+ewan&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br
De Lucas Marangon a 8 de Janeiro de 2009 às 00:51
AHh essa BMW é o meu sonho de consumo mesmo.
Mas enquanto não chega, só sonho e vejo os relatos de como o sonho é doce e bom.
Mas ainda encaro a realidade com meu monstrinho RSE.
Ps. a manutenção dói mesmo.
De gato de botas a 8 de Janeiro de 2009 às 02:29
tite a moto do ewan no long way round é uma BMW 1150 GS Adventure

links de torrents para baixar os documentários ( deve ser vistos em ORDEM )

"long way round " 2004

http://www.imdb.com/title/tt0403778/
http://www.mininova.org/tor/1832326
http://www.mininova.org/tor/346285

"race to dakar" 2006
http://www.imdb.com/title/tt0487851/
http://www.mininova.org/tor/1382362

esta em RMVB , tocar com o real player

"long way down" 2007
http://www.imdb.com/title/tt0959858/
http://www.mininova.org/tor/1706376

e para completar uma longa viagem de moto o último top gear do ano

de hanoi a ho chi ming no viet nam com 3 moto em 8 dias mais de 1200km em uma honda cub 50cc uma vespa 150cc e uma moto soviética 125cc 2t

com um dos pilotos não sabendo andar de moto

http://www.mininova.org/tor/2128974

----------------------------------------

vídeos sem legendas , não me esforcem em procura-las

codecs Xvid

usar um torret client para baixa-los

agora mais que isso só se eu levar o DVD queimado em casa
De gato de botas a 8 de Janeiro de 2009 às 02:33
Ps se zerar os seeds do race to dakar me avisem que posso voltar a envia-lo
De motite a 8 de Janeiro de 2009 às 12:23
Ele usou também a F 800 GS, inclusive no filme de lançamento da moto ele aparece na África com duas motos a 1150 adventure e a F 800 GS. Talvez a BMW tenha inserido a 800 depois do filme.
De gato de botas a 8 de Janeiro de 2009 às 22:24
a da áfica é o 3º filme da série "long way down" essa ela a moto que a mulher dele iria usar caso ela fosse na viagem tmb
De Douglas a 9 de Janeiro de 2009 às 18:25
A pergunta que não quer calar: Vai para a garagem, Tio Tite?
De Gladstone a 17 de Fevereiro de 2016 às 19:40
Tite, gostaria que comentasse sobre a GS 800, pois estou pensando em mudar de moto ( tenho uma Shadow 750 ) e dizem que esta moto vibra muito. Abraços e parabéns pelos posts

Comentar post

.mais sobre mim

.Procura aqui

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. As marcas do consumo

. Tutorial: como fazer um s...

. Cinco coisas que só um ju...

. Café com classe: Triumph ...

. A cara do Brasil, conheça...

. Honda lança SH 150i, um s...

. Cinco motivos para ter um...

. Cinco dicas de segurança ...

. SpeedMaster agora é BikeM...

. Dicas do DETRAN-SP: trans...

.arquivos

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds