Sábado, 14 de Junho de 2008

Por que não publico mais testes?

 

Nos meus últimos meses como editor do Motonline muitos leitores cobravam a publicação de mais testes. Muito simples: cansei!

 

CANSEI de correr atrás dos fabricantes implorando quase de joelhos para que me entregassem uma moto pra teste. À exceção da Honda e Suzuki - que faziam o inverso, ou seja, pediam para que eu testasse seus produtos - as outras marcas agiam como se estivessem fazendo um imenso favor ao ceder um de seus modelos. Cansei de fazer papel de pedinte pra marcas e empresas que deveriam bater à minha porta!

 

CANSEI de ser enxovalhado por um público de baixa capacidade intelectual. O leitor de revista especializada no Brasil é muito particular. Se um jornalista faz um teste positivo sobre determinada moto é sinal que a moto é boa. MAs se o jornalista critica um modelo (e você sabe que eu critico mesmo), o jornalista é uma anta!

 

CANSEI de ser a anta! Pior de tudo é receber as cartas desses leitores com erros grosseiros de português a ponto de a mensagem ser incompreensível! Então, depois de levar muita patada de pessoas que falam "nóis fumo e nóis vortemo" fiquei cansado...

 

CANSEI de ser fornecedor gratuito de conteúdo! Periodicamente eu faço uma busca no Google com algumas palavras-chaves e encontro dezenas (ou centenas) de sites de filhos das putas que chupam o conteúdo do outros e publicam. Caras de paus como Bizclubes, sei lá o que do Japi, blogueiros etc usam as teclas Ctrl C + Ctrl V com a maior cara de pau do mundo e ainda escrevem no rodapé "Todos os direitos reservados". É o máximo da filhodaputagem estelionatários etc! A Internet virou total no men's land. Cada um chupa o que bem entende e publica. Eu sempre me preocupo em usar apenas fotos do meu arquivo e criar textos novos, diferentes do convencional aí nego escroto vem, copia, cola no site dele e ainda escreve "direitos reservados". Direito são as putas que pariram eles!!!

 

CANSEI de trabalhar de graça. Essa é a parte mais cruel de tudo. Juro que eu esperava um pouco mais de remuneração. Até quando lancei o livro e o filme esperava que o público respondesse de forma mais animada. Na minha ingenuidade imaginei que se uma revista especializada no Brasil vende em média 12.000 exemplares/mês eu venderia fácil os primeiros 1.000 exemplares. Que nada! Levou quase UM ano pra vender 1.000, o que dá menos de 100 por mês! Mesmo assim rodei a segunda tiragem com 1.500 exemplares e espero ficar nisso. Idem com relação ao filme, com o agravante de o filme ser mais fácil de piratear. Já soube que tem até "amigos" pirateando o DVD. Nunca mais...

 

CANSEI de ver o mercado crescer cada ano (em número de motos), mas encolher a cada ano em investimentos. O mercado de motos no Brasil é grande, mas é pobre! O desgraçado vai na loja gastar 100 paus e quer pagar em 10 vezes!!!

 

Cansei da miserabilidade do mercado...

 

+   +   +

 

Alguem sugeriu que eu contasse as mentiras que as revistas publicam. Em vez disso prefiro contar as VERDADES. 

 

A primeirda delas: elas vendem muito menos do que anunciam no mercado! Hoje, uma revista especializada que vende 10.000 exemplares/mês pode se considerar uma vencedora. Ah, e elas tb não têm circulação nacional porríssima nenhuma. O Brasil tem 5.500 municípios (maomenos), mas as revistas são chegam a 2.000. Se não acredita entrem nas comunidades do Orkut das revistas e experimente perguntar quando e onde chegam as revistas...

 

Chega, porque também cansei desse papo... 

 

sinto-me:
publicado por motite às 17:24
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De Cristiano a 14 de Junho de 2008 às 18:39
As fábricas realmente são muito burras mesmo, basta ver o tanto de gente que ficou na tara de comprar uma biz depois dos seus comentários aqui. Imagina se fosse num site com 15.000 acessos diários (Mais que a tiragem de qualquer revista). É uma pena mesmo.
De Orlando a 14 de Junho de 2008 às 20:50
Realmente, Tite, lidar com a ignorância alheia - de fábricas a leitores - é um saco!
De Rogério Miron a 14 de Junho de 2008 às 21:45
..
Esse lance de empresas despresar bons profissinais (a não ser, claro, que estes deêm lucro diretamente a elas) é tradição no Brasil. No motociclismo então, nem se fala. Hoje mesmo lembrei-me do saudoso Alexandre Barros e de várias etapas de sua carreira que foram verdadeiras lutas e sempre houve falta de reconhecimento.

Só ainda não sei quem estimula mais esta cultura horrível: o governo (política), as empresas, ou a população que só consome porcarias. Acho q os três juntos.
...
Usar falas ou textos alheios e obrigatoriamente citar as referências é uma coisa q se aprende na escola. Porém educação é precaria no Brasil. E se mesmo os "educados" fazem isso,, ai meoo, tem q matar. O cara q faz isso adimite pra sí mesmo o quão incompetente ele é. Deus me livre.
...
Agora Tite, sobre o livro e o filme, na minha humilde opnião, tudo é uma questão de marketing. Eu, por exemplo, nunca tinha ouvido falar deles a não ser agora, no seu próprio blog. A maioria das pessoas compram produtos (inclusive livros e filmes) pela capa (literalmente). As pessoas, na hora da compra, nem sabem analisar o conteúdo das coisas. Muitas nem conseguem formar opnião sobre nada. Não entendem nda de nda. Nem sabem o q estão comprando. Compram os produtos conforme são divulgados e por quem e, lógico, pela aparência.

A direfença entre um negócio bem sucedido e um mal, está mais relacionada com o marketing e administração, do que propriamente com a qualidade do produto. Vc mesmo, Tite, citou isso quando falou sobre as Harleys.

Quantas pessoas que conhecemos compram carros e motos sem nem ao menos saber trocar uma vela!? Da minha parte, calculo pelo menos 99% delas. Levam seus veículos ao mecânico e rezam um pai nosso para que este seja pelo menos 70% honesto.

Lembro-me de uma dezena de livros porcaria q venderam igual água.. Assim com CDs de música...

E por aí vai...
...
De Anónimo a 14 de Junho de 2008 às 21:46
É o famoso LISARB não?! vou contar uma historinha...

Na minha sala tem um individuo que tinha alguns bois...ele vendeu os bois, pego 15 mil, foi na concessionaria da marca X, deu os 15 mil de entrada no carro 20x de 33 mil, e dividiu o resto em 60 vezes de 500 e pouco... o burro se endividou por 5 anos, e vai pagar 50 mil ao todo! E detalhe, ele NÃO TEM HABILITAÇÃO!!!!!! E esses dias foi questionado sobre o carro, pois nao estava com ele, e a resposta: -" Não tenho dinheiro para emplacar..." Sabe quantos asnos como este existem em LISARB??? MIlhões!!! E são individuos iguais a esse que matam os outros no trânsito!...Não sei nem o que dizer mais....
De Rodolpho Caruso a 14 de Junho de 2008 às 21:54
O comentário de cima é meu..esqueci de preencher os dados...instalei um sistema novo, o MANDRIVA LINUX 2008.1 com efeitos 3d! Dessa forma, o auto-preenchimento não estava ativado!!

Bom...é um horror este país...onde o presidente fala que depois que acabar o mandato ele não quer saber de estudar...vai é pescar...(ele disse isto em resposta ao ser questionado sobre o pós doutorado de Fernando Henrique Cardoso na Inglaterra...) olha o "naipe" do sujeito...

cada dia que passa, tem mais robalheira...

A...tem mais uma coisa...o Mandriva é de graça! "OPEN SOURCE", você não paga nada pra usar...todos os programas ão de graça também...
De lucas rj a 14 de Junho de 2008 às 22:03
tite, falando com um amigo que trabalha na editora Conrad ele diz que a tiragem de um livro normal (isto é, que não é um best-seller) é essa mesma, 1000 exemplares. E vender isso em um ano é um resultado muito bom...

no mais, estou adorando o blog. parabéns!
De Jo a 14 de Junho de 2008 às 22:53
É fogo, Tite. Sei exatamente como é.
Esse mês completam 8 meses do meu programa na TV a cabo aqui de Porto Alegre, e até hoje não conseguimos patrocínio, isso que nossas cotas são ridículas: 100 reais por mês para o comercial de 20 segundos, 8 aparições por mês. Em compensação, sempre chegam e-mails de bares, lojas e bandas que querem divulgar seus eventos no programa.
Brasileiro é assim, quer levar vantagem em tudo e não dá valor à produção de conteúdo.
Sugestão para o próximo livro: coloca umas histórias sobrenaturais, inventa que tu com as motos encontrou a verdade suprema, bla bla bla, que dá dinheiro. Paulo Coelho que o diga. hehehe
Quanto ao nosso mercado de motos, eu cansei de escrever no meu blog sobre isso, destacando as motocas chinesas e seus preços absurdos - perto do que elas valem.
Das revistas, eu até assinaria a Duas Rodas, se o site não fosse tão amador e se ela chegasse aqui no RS no mês da edição. Mas chega aqui sempre com 2 ou 3 meses de atraso, daí é sacanagem.
Um abraço!
De Motomaníaco a 16 de Junho de 2008 às 16:19
Tite, parabéns pelo Blog! Cara, isso aki tá demais... estavamos precisando de algo assim. É MUITO BOM contar com sua imparcialidade! PARABÉNS!!!!!
De Claudinei a 16 de Junho de 2008 às 19:56
Tite,

Em um dos comentários um cara fala que não sabia do seu livro e filme. Em qual mundo esse cara vive? Mais propaganda do que você faz, só se anunciar em Revistas e TV que deve ser o que ele lê, ou então tatuar na sua testa, ou melhor, nos resPEITOS da dona Tita kkkkkkkkkkk

Quanto às fabricas que não te emprestam motos para testes, elas não sabem do apoio que perderam ou tem medo de confirmar que o produto é ruim, pelo menos duas grandes reconhecem seu trabalho (Honda e Suzuki).

Realmente é triste que as pessoas te procurem só para aquela consultoria básica, mas aproveitando qual é melhor a TW ou a Fazer? kkkkkkk Como fazer para envenenar minha Hunter 90? Com Racumim ou Formicida? kkkkk

Meu, quanto à pirataria do DVD, é um absurdo, tem que cortar o pau de um cara desse e enfiar na B%#% da mãe. Para tirar xerox do livro sai mais caro do que comprar, mas quem quiser em PDF podem me mandar um e-mail que eu mando se foder pessoalmente.

Gosto muito do seu trabalho e linha editorial, sempre sincera e meiga. Continue sempre assim.

Abs,
De Joia a 8 de Julho de 2009 às 04:12
Tite imagino o quanto você esteja cansado, procuro expressar aqui em poucas palavras até porque essa p... desse teclado não me permite explanar muito a respeito (ííí mas já aviso sou prolixo)

Agora vislumbre o seguinte cenário, e nós que estamos do outro lado da moeda, claro um lado muito mais comodo, nós os seus fãs, fãs que cansaram de ler informe publicitário em revistas especializadas disfarçados de testes, nós que torcemos pra que as montadoras te procurem pra testar as motos, nós que sabemos que você é imparcial e é verdadeiro quando escreve e partilha suas opniões conosco, nós que não achamos outro jornalista com a sua coragem, honestidade e prestigio quando procuramos ler sobre motos...

Imagine como nós nos sentimos quando você diz que cansou de toda essa pataquada, toda vez que eu quero saber alguma coisa sobre um modelo de moto seja ele qual for eu fico apavorado pensando se você vai escrever sobre ele ou não, e te digo que não sou o único que fica assim.

Olha tite vou te dizer que eu fico apavorado quando você diz que não vai mais escrever sobre moto

Comentar post

.mais sobre mim

.Procura aqui

.Março 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Cinco motivos para ter um...

. Cinco dicas de segurança ...

. SpeedMaster agora é BikeM...

. Dicas do DETRAN-SP: trans...

. Educação de trânsito nas ...

. Do pó vieste: saiba como ...

. Vai dirigir no exterior? ...

. Como emagrecer com skate

. O que esperar de 2017

. Triunfo da versatilidade

.arquivos

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds