(Xispa TS 175: uma clássica feita no Brasil. Foto: Duas Rodas)
Lêndeas do Motociclismo – A Xispa!
A Xispa foi uma tentativa brasileira de termos uma moto genuinamente nacional. E teve uma vida longa pelas qualidades descritas neste teste de 1975! A Brumana-Pugliesi produziu vários modelos de Xispa, incluindo uma mais chopper e versões para a polícia e para os correios. Na minha juventude motorizada pilotei muito a Xispa 175 de um amigo e lembre que o câmbio no punho esquerdo era simplesmente sofrível e as marchas engatavam mais facilmente se desistisse de usar a embreagem. A Xispa tinha uma legião de fãs piores que os atuais donos de Twister! Curtam o texto do Josias Silveiras (sim, ele mesmo, diretor da Duas Rodas até hoje), mas que tive a liberdade de dar um tapinha para retirar algumas expressões esquisitas da época! Note também que os testes eram mais completos, inclusive com muitas críticas, no entanto ainda cheios de exageros como “excelente opação de transporte”, etc. Ah, o preço dela era Cr$ 9.980,00 e o exemplar da revista custava Cr$ 10,00. Façam as contas de conversão! Pelos programas de conversão de moedas, este valor em Cruzeiros de 1975 corresponderia a aproximadamente R$ 3.600, porém não está calculado aí a taxa de inflação neste período todo.
Boa leitura!
Xispa TS 175*
Utilitária, a Xispa tem características de motocicleta e está sendo muito usada como veículo de trabalho. Seu baixo custo e baixa manutenção tornam a Xispa excelente para o transporte urbano. Por isso ela aparece cada vez mais nas ruas de nossas cidades.
(Guidão largo e alto, como uma chopper. Foto: DR)
Nos anos 50, um novo e estranho meio de transporte vinha da Itália e ameaçava o mercado das motocicletas: as motonetas, em especial a Lambretta. Depois de alguns anos de rápido sucesso (inclusive com a implantação de fábricas no Brasil), as motonetas cederam novamente seu lugar às motos: é à invasão japonesa. Durante o período em que as motonetas dominavam, motocicletas como a Jawa mudavam seu estilo - enchendo-se de lata inútil - na tentativa de se assemelhar com as motonetas que eram moda na época.
Agora que as motos voltaram definitivamente, o processo é inverso: baseada na mecânica das motonetas (Lambretta LI) surgiu no Brasil uma motoneta com características de motocicleta: a Xispa. Eliminada boa parte da lataria e aparato desnecessário, a Xispa conseguiu resultados, senão bonitos, pelo menos funcionais.
A Xispa
Sendo um veículo com finalidades utilitárias, sua estética é razoável considerando-se que foi construída com a estrutura e mecânica básicas destinadas às motonetas e também visando a uma maior simplicidade de manutenção e utilização. Um aspecto que merece destaque é o aperfeiçoamento contínuo que a Xispa tem recebido desde seu lançamento. O modelo testado por Duas Rodas Motociclismo foi lançado recentemente e pode ser notada a preocupação dos fabricantes com a melhoria de qualidade em detalhes de acabamento e também de conjunto.
O modelo testado foi o de 175cc que é pouco conhecido, uma vez que sua produção é em menor escala que o modelo mais popular, de 150cc. Apesar da eliminação da lataria que caracteriza as motonetas (com exceção da pedana) ainda existem as rodas pequenas e o estepe, que mantém a Xispa como uma intermediária entre as motos e as motonetas.
As rodas pequenas têm como vantagem estepe (que soluciona o problema de pneus furados) mas tornam a dirigibilidade da Xispa um tanto estranha para quem está habituado a pilotar motocicletas com rodagens normais.
Apesar disso, a Xispa permite boas manobras em baixa velocidade, mas quando se dirige com maior rapidez, é preciso bastante atenção nas mudanças de direção: a Xispa responde com excessiva rapidez e o equilíbrio pode ticar comprometido.
Mas, com alguma prática, a Xispa pode ser manobrada com segurança: as características de dirigibilidade são causadas pelo fato de o centro de gravidade da moto ser bastante baixo e o piloto se colocar bastante acima dele, embora a posição do piloto seja bem mais próxima do centro de gravidade que nas motonetas.
Os comandos são razoavelmente acessíveis (com exceção do liga-desliga do farol, que é colocado no centro do guidão e deveria estar junto com os demais comandos elétricos ao lado do acelerador) e a troca de marchas é feita pela mão esquerda junto com o comando da embreagem.
Os acessórios da Xispa incluem um selim confortável e um bagageiro (colocado sobre o estepe), além de uma caixa de ferramentas completa.
Apesar de sua estética estar bem mais próxima das motos que das motonetas (inclusive com um escapamento tipo trail, com saída para cima), o guidão é um ponto que merece um novo desenho: é muito alto (numa imitação das choppers) e a posição para dirigir torna-se bastante desconfortável. Com um guidão mais baixo e mais estreito, a Xispa pareceria uma mini-moto, o que lhe daria um conjunto mais integrado.
Como anda
Os motociclistas que já se habituaram com o comportamento da Xispa 150cc assustam-se com a 175: sua arrancada é bem superior às 150cc (que são bastante utilizadas para entregas pelo seu consumo de combustível ainda mais baixo). A Xispa TS 175 consegue sair na frente de grande parte dos automóveis nacionais. Sua mecânica, apesar de não ser muito utilizada, é bastante resistente e a Xispa suporta bem pilotos não muito cuidadosos.
Seu motor tem bastante durabilidade e pode ser facilmente modificado para conseguir melhores performances. Seu câmbio é bem escalonado (talvez a 4ª marcha pudesse ser um pouco mais longa para obter uma velocidade final mais alta) e pode-se confiar no conjunto câmbio-transmissão. Aliás, a transmissão tem um sistema bem mais durável que a maioria das motos: a corrente é fechada e trabalha em banho de óleo (o mesmo óleo do câmbio), o que garante bastante durabilidade para a corrente e nenhuma preocupação para o motociclista quanto à tensão da corrente e falta de lubrificação.
(Painel e chave de ligar o farol. Foto: DR)
A suspensão traseira - que funciona acoplada com o motor - tem bom funcionamento, pois a caixa de transmissão trabalha como berço da suspensão, dando um bom curso para a roda traseira. A suspensão dianteira é um pouco limitada, funcionando razoavelmente em baixas e médias velocidades, principalmente quando a Xispa leva apenas uma pessoa. Em velocidades mais altas, ou mesmo quando se leva garupa, a carga se torna mais traseira e a roda dianteira chega a levantar do chão em trechos esburacados, pois o curso da suspensão é pequeno. Mas ainda é um problema superável, uma vez que o tipo de utilização da Xispa (para trânsito urbano e pequenas viagens) permite que o proprietário se acostume com seu comportamento e se previna de situações que possam comprometer a estabilidade do veiculo.
Um item que merece melhorias por parte dos fabricantes são os freios: o dianteiro tem pouca capacidade de frenagem e o traseiro trava a roda com facilidade. Resultado: a distância necessária para imobilizar a Xispa é um pouco exagerada e pode comprometer a segurança em situações de emergência. Realmente, o ponto de destaque da Xispa é o conjunto motor-câmbio-transmissão que, além de bastante compacto, é também resistente e, o mais importante: é de manutenção simples e de baixo custo (sua peças são, praticamente, todas nacionais e custam bem menos que as peças de outras motos).
(escapamento saindo por cima, como nas trails. Foto:DR)
Seu consumo é bom para um motor de 175cc. (44,0 km/l a 40 km/h), o que é bastante coerente com o baixo custo de manutenção da Xispa.
Sua estrutura básica (quadro e suspensão) é bastante sólida e apenas alguns acessórios (como o cano de escapamento e silencioso que se soltaram diversas vezes durante o teste) mereciam melhor fixação.
O bagageiro é bastante útil e bem posicionado. Apenas seu sistema de fixação (o bagageiro é escamoteável para retirada do estepe) o torna um pouco barulhento.
Conclusão
A Xispa é um veiculo com características estéticas já bastante independentes da motoneta da qual foi originada, conservando, porém algumas boas qualidades mecânicas da Lambretta. Como a principal utilização da Xispa se destina a transporte/serviço. - podendo também ser uma moto/motoneta para principiantes - será usada normalmente em baixas ou médias velocidades, nas quais seu comportamento é normal. Ela é bastante dirigível em trânsito intenso e tem facilidade de manobra em pequenos espaços (salvo pela largura do guidão que é um pouco exagerada).
Apesar de sua aceleração firme e da possibilidade de andar durante bastante tempo em velocidades próximas da máxima, não é um veiculo próprio para se conseguir boas médias em estrada. Em alta velocidade seu comportamento é pouco estável e existe muita vibração quando o motor está em alta rotação. Apesar das limitações de sua utilização (algumas próprias de sua cilindrada) existe a útima compensação de seu baixo custo (tanto de compra como de manutenção) e do fato de ser um veículo inteiramente nacional, o que garante peças com preço acessível, independentemente das taxas de importação.
Aferição do velocímetro |
Velocidade indicada | Velocidade real |
(km/h) | (km/h) |
40,0 | 43,3 |
60,0 | 61,2 |
80,0 | 77,1 |
100,0 | 95,4 |
| Aceleração | | |
Variação de | Tempo | Marchas | |
velocidade | | utilizadas | |
(km/h) | (s) | | |
0- 40 | 4,2 | 1ª | |
0- 60 | 7,2 | 1ª/ 2ª | |
0-80 | 12,0 | 1ª/2ª/3ª | |
0- 400 m. | 24,3 | 1ª/2ª/3ª/4ª | |
Velocidade máxima nas marchas | |
| (km/h) | |
1. | 49,1 | |
2. | 68,7 | |
3. | 87,2 | |
4. | 105,4 (Velocidade máxima) | |
Frenagem | |
Velocidade real | Distância percorrida | |
(km/h) | (m) | |
40,0 | 7,65 | |
60,0 | 17,80 | |
80,0 | 32,20 | |
MOTOR
Tipo - Monocilindrico, de 2 tempos;
Cilindrada - 175 cc.;
Diâmetro e Curso - 62,0 X 58,0mm;
Taxa de Compressão - 8: 1
Potência Máxima - 8,75 HP à 5300 rpm.
Transmissão - 4 velocidades, transmissão secundária por corrente em banho de óleo.
SUSPENSÃO
Dianteira - Bielas oscilantes acionadas por molas helicoidas;
Traseira - Motor flutuante com amortecedores hidraúlicos conjugados com duas molas helicoidais.
DIMENSÕES
Comprimento - 1785 mm.;
Largura - 910 mm.;
Altura - 1.012 mm.;
Distância entre eixos -1.290 mm.;
A1tura mínima do solo - 152 mm;
Peso - 106 kg;
Capacidade do tanque de combustivel - 10,5litros.
Pneus - Dianteiro e Traseiros 3.50 X 10.
A Favor
- Conjunto mecânico resistente.
- Baixo custo de compra e manutenção.
- Maneabilidade no trânsito.
- Estepe.
- Bom acabamento em função do custo.
Contra
- Freios pouco eficientes.
- Motor vibra em alta rotação.
- Pequeno curso da suspensão dianteira.
- Má fixação de alguns acessórios.
- Guidão desatualizado e desconfortável.
* Publicado originalmente em nov/dez de 1975