Sábado, 4 de Outubro de 2008

Cartas dos leitores

 

(O Mundo É Uma Roda, à venda nas livrarias Cultura, Laselva, no Motonline ou diretamente comigo - autografado, hehehe)

 

Livro
Fala Tite, seu mala! Hehehe. A venda do livro é apenas pelo site (para facilitar pagamento e entrega) ou há a possibilidade de um com "Ao Tanaka e seu filho Fernando..."
Abração!
Tanaka
Hahahahaha, tem sim, posso enviar diretamente pra vc autografado e tudo! Basta fazer um depósito identificado com seu nome no Banco Itaú. O Valor de cada livro é R$ 32,00 + R$ 6,00 frete (carta registrada). Depois só esperar uns 5 dias e se divertir! Abraço e obrigado pela enorme ajuda que vocês sempre me deram.

Escapamento 
Tite, porque em quase todas as motos o escapamento é do lado direito, e nos carros quase todos são do lado esquerdo (na visão de quem pilota/dirige)?
André Vanzolin
Hahahaha, André boa pergunta! Motos e cavalos só se montam pelo lado esquerdo. Para evitar encostar a perna no escape na hora de subir colocam o cano incandescente do lado direito. Quanto ao carro, num sei!
 
Suspensão
Tite, seu mala. Lembrando os episódios da Vida Corrida, como o Piloto adquire a capacidade de acertar a suspensão, se deve amolecer ou endurecer ou trocar o amortecedor, etc. E na pilotagem urbana, com motos mais comuns de média cilindrada (no meu caso uma Bandit 650), quais as reações da moto para identificarmos se devemos endurecer ou amolecer a suspensão e mesmo identificar se é a frente ou a traseira? Como descobrir se a moto pode ser melhorada ou ela chegou no limite da pilotagem? Isso tudo vem com a experiência e tentativa e erro ou podemos tabelar algumas reações básicas?
Claudinei Cordiolli
 
Claudião. Existe um tal de SAG que é uma medida para avaliar o quanto a moto precisa ser alterada em função do seu peso. Tudo começa no SAG. Mas nem adianta tentar fazer isso sozinho, porque exige uma tabela que só os especialistas em suspensão têm. Basicamente é o seguinte: motos são feitas para pessoas de 1,70m e 70 kg. A regulagem padrão da suspensão é criada para este biótipo. Quem estiver mais de 20% acima ou abaixo desse padrão precisa trabalhar na regulagem com ajuda de um especialista para evitar ficar pior do que antes.
 
Nas pistas o piloto acerta a suspensão primeiro pela sensibilidade adquirida com a experiência. Mesmo assim existem formas de avaliar o trabalho da suspensão medindo a temperatura e a forma de desgaste dos pneus, por exemplo. Um truque muito simples é colocar uma daquelas abraçadeiras tipo tire-up nos tubos penetrantes das bengalas. Quando a suspensão afunda essa abraçadeira ficará em uma determinada posição. Com isso você consegue medir o afundamento da suspensão e se precisa mexer em alguma coisa. É um tema tão complexo que na Itália existe uma universidade só de suspensão para preparadores de carros e motos.  
 
Os sintomas de suspensão desregulada são:
 
Suspensão mole: atingir o fim de curso nas frenagens ou valetas (dianteira) com facilidade. Atingir fim de curso quando passa em lombada/valeta na traseira. A moto balança demais nas curvas de alta ou mesmo na reta em alta velocidade.
 
Suspensão dura: a moto pula demais em qualquer irregularidade (mas veja tb se os pneus estão calibrados corretamente). O pneu dianteiro derrapa facilmente nas curvas.
Pegue o manual e leia o capítulo regulagem de suspensão na página 22 que lá tem muitas dicas. Aliás, no Manual da Bandit escreveram "ajuste da suspenção" (sic). Acho que falta um ajuste na ortographia!
 
Qual?
Caro Tite. Em primeiro lugar, muito obrigado pelo auxílio prestado todos estes anos, muitas vezes gratuitamente a nós motociclistas responsáveis e a mim especialmente, apaixonado por motos. O negócio é o seguinte: Estou trabalhando na área comercial de minha empresa e utilizo minha moto, uma CBX 250 Twister pra me deslocar até os clientes. Moro em Goiânia e, apesar das ruas daqui não serem tão esburacadas assim (mas tem uns buracos que dão medo), tava pensando em trocar por uma moto trail (Tornado, Lander) ou mesmo uma Motard (XTZ 250x), para enfrentar melhor as ondulações do asfalto e as possíveis armadilhas (buracos). Talvez, essa dúvida seja a de outros internaturas com motite também. Obrigado por continuar conosco no blog.
Thiago Mariano
 
Thiago, cá pra nós, não compre nada agora porque tem novidade chegando no mercado... Pelo que conheço de GOY eu compraria uma Motard porque tem muitas ruas asfaltadas e cheias de curvonas!
 
E, antes que me esqueça, obrigado nada... olha a primeira carta lá em cima!

 

publicado por motite às 15:45
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De motite a 4 de Outubro de 2008 às 15:52
Ops, esqueci de um dado importante:

Cartas para

motite@sapo.pt
De nishimura (do Japão) a 4 de Outubro de 2008 às 21:42
Grande Mestre! Sobre comprar os seus raspadores de joelho por 500 paus, precisa incluir or pneus também em um pacote único, já que chegar no meio da galera com os "joelhos" raspados e os pneus gastos só no meio é um vacilo! E que tal também dois toquinhos de pino de pedaleira? Abraços!
De Maurício Baisch a 6 de Outubro de 2008 às 13:53
"Doc" Tite,
Até hoje minha esposa não entendeu com meu exemplas chegou com uma simpática dedicatória. Lógico que eu falei que éramos muito conhecidos da estradas da vida (pusta mentira!!).
Já que vc anda escrevendo sobre temas tão variados, por que não escreve um pouco sobre fotografia também, pois vi no livro que esta também é um dos seus vícios??
Grande abraço,
Maurício
De Morce a 6 de Outubro de 2008 às 14:56
Pô tite como posso comprar o livro diretamente com você? Agora que estou com muito tempo ocioso (terminei a faculdade) preciso ler para saciar meus olhos e nada melhor que seu livro (bem daquele modo curto e grosso, se o blog é bom imagina o livro).

Abraços
De motite a 7 de Outubro de 2008 às 19:02
Morcegão
Basta me escrever no endereço motite@sapo.pt que eu dou as coordenadas...

Paulo Ricardo, obrigado, vou corrigir!
De Paulo Ricardo a 6 de Outubro de 2008 às 20:07
Eu queria muuuito o livro... mas ando sem tempo ($$$) ....

Doc... tem um errinho aqui ó! não sei se ja faz tempo, EU só reparei agora...

"Doença por moto não tem cura, ms(MAS) tem nome: motite!"

PS: cara chato né, fica reparando? hauhahuau
De Lúcio Wiborg a 7 de Outubro de 2008 às 02:19
Fala aí, Tite! A do escapamento do carro uma vez eu li que era pra ficar mais distante da calçada (considerando-se que se dirija pela direita, numa rua de mão dupla e coisa e tal, que devia ser mais ou menos a norma na época que se convencionou essas coisas).
E até que faz sentido, ainda mais quando a gente fica sabendo que o Ka é projeto inglês e tem a descarga exatamente do lado direito, igual moto... ;)
Só nunca entendi pq diabos o Chevette que é projeto alemão tem a descarga do lado direito também... Mistérios!
De Thiago Mariano a 7 de Outubro de 2008 às 17:06
Valeu pela resposta Tite. Vou aguardar as novidades motards. Se não, vou de XTZ250x que é um baita moto.
De Igor a 7 de Outubro de 2008 às 20:36
Coloquei recentemente um baú da marca SHAD na minha YS FAZER 250, venho notando desde o fato, que a moto fica balançando a frente quando eu solto as mãos, acho que a palavra é shimmy, eu venho em baixa velocidade, solto as mãos, a moto aí fica com o guidom para direita e esquerda bem rápido, se eu não segurar ela deve desabar, pq é forte o movimento (sendo que se eu jogar o peso do corpo para frente da moto ela para o balanço -sem as mãos tb-), será que é o bauleto? Pq meu amigo colocou um igualzinho (33 l) e na moto dele não ocorre nada disso. Ou é algum desequilíbrio na moto? Quais são os motivos disso acontecer? Sendo que nunca ocorreu isso na minha moto, já que de vez em quando eu costumo soltar as mãos para ver justamente o equilibrio dela. Que porra será Tite? Estou receoso de levar a um mecânico desses medíocres (aqui na Salvador é fo++ achar um bom), é capaz de eu falar em shimmy e os caras me xingarem, acredite, só se vê na BAHIA... Tow Boladão!! Ahhh e me apresente também uma solução convincente Seu Tite...
De motite a 8 de Outubro de 2008 às 21:36
Igor, comece s empre do mais simples pro mais complicado. Primeiro retire o baú e faça um teste. Se parar de balançar a frente então o culpado é o baú!

Se a Fazer do seu vizinho não balança com o baú, pode ser sinal que sua moto tem algum pequeno problema na parte dianteira, que pode ser desde roda amassada ou desbalanceada, até pneu gasto ou porca da mesa de direção solta.

Motos como Fazer e Twister não podem receber bagageiro com baú, porque o peso adicional ficará para trás do eixo traseiro e agrava a instabilidade na parte dianteira. O ideal é levar peso EM CIMA do eixo traseiro.
De Luidhi a 15 de Outubro de 2008 às 17:38
Tite e amigos:

Os escapamentos são do lado direito ou esquerdo em razão de não jogar fumaça nos traseuntes.

Como no japão se guia pelo lado esquerdo da pista, os escapamentos das motos japonesas são do lado direito. Motos européias (Cagiva, por exemplo, a agrale você pode ver isso), os escapamentos ficam do lado esquerdo. Mas isso não é regra.

A mesma coisa vale para os carros. Fato curioso é o bocal de reabastecimento. Carros de projetos ingleses e japoneses pelo fator de direção tem o bocal do lado esquerdo (corolla e Ka) e carros alemães (VW, por exemplo) tem bocal do lado direito.

Esclareceu?

[]'s

Comentar post

.mais sobre mim

.Procura aqui

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. As marcas do consumo

. Tutorial: como fazer um s...

. Cinco coisas que só um ju...

. Café com classe: Triumph ...

. A cara do Brasil, conheça...

. Honda lança SH 150i, um s...

. Cinco motivos para ter um...

. Cinco dicas de segurança ...

. SpeedMaster agora é BikeM...

. Dicas do DETRAN-SP: trans...

.arquivos

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds